Sites Grátis no Comunidades.net
Questões sobre Fungos
Questões sobre Fungos

01. (FUVEST) Qual a importância das algas planctônicas (fitoplâncton) nos ecossistemas aquáticos. 

R: São os produtores das substâncias orgânicas e de oxigênio nesses ecossistemas. Produzem através da fotossíntese que realizam.


02. (FUVEST) Em populações de algas verdes de uma certa espécie, verificou-se pela análise citológica que alguns indivíduos apresentavam sessenta cromossomos, e outros, apenas trinta. É possível, através dessa informação, saber seu ciclo de vida e onde ocorre a meiose. Por que? 

R: O ciclo de vida é haplôntico-diplôntico. A meiose é espórica ou intermediária, porque esse é o único ciclo em que aparecem dois tipos de organismos adultos: um haplóide (com trinta cromossomos) e outro diplóide (com sessenta cromossomos).


03. (FUVEST) Explique a importância ecológica das algas e dos fungos. 

R: As algas são os maiores produtores dos ecossistemas aquáticos e responsáveis pela maior parte do oxigênio liberado para a atmosfera. Os fungos, em sua maioria, atuam como decompositores. Outros fungos são parasitas animais e plantas.


04. (FUVEST) No processo de fabricação do pão, um ingrediente indispensável é o fermento, constituído por organismos anaeróbicos facultativos.

a) Que organismos formam o fermento?

R: O fermento do pão é formado pelo fungo Schaccaromyces cerevisae.


b) Por que o fermento faz o pão crescer? 

R: O crescimento da massa é devido ao gás carbônico liberado pelo fungo.


05. (UNICAMP) Cite dois exemplos de fungos e discuta a sua importância. 

R: Saccharomyces cerevisae e Penicillium sp. O primeiro é usado na produção de álcool, cerveja e pão. O segundo é uma fonte de antibiótico (penicilina).


06. (EEM-SP) "Engana-se quem acha que uma salada com cogumelos é um prato vegetariano. Cientistas descobriram que as características genéticas dos fungos (categoria à qual pertence os cogumelos) estão muito mais próximas às dos animais do que às dos vegetasi. A novidade vem do 16º Congresso Internacional de Botânica, em St. Louis (EUA)".Cite três características dos fungos que os tornam mais próximos de animais do que dos vegetais. 

R: Os fungos são heterótrofos, aclorofilados, apresentam quitina (substância encontrada no exoesqueleto dos animais do filo dos artrópodes) e possuem glicogênio como substância de reserva.


07. (PUC-SP) Considerando as relações entre os seres vivos, responda:

a) O que são liquens?

R: São resultantes da associação entre fungos e algas verdes ou fungos com cianobactérias.

b) Que tipo de relação ecológica apresentam as espécies que compõem um líquen?

R: Mutualismo, onde ambas as espécies beneficiam-se da associação.

c) Qual a importância dos liquens na formação de uma comunidade? 

R: Os liquens são organismos muito resistentes, são os primeiros seres a se instalarem em um local sem vida, criando condições para o desenvolvimento de uma comunidade.


09. (FUVEST) Fungos e bactérias têm sido considerados, por muitos, os "vilões" entre os seres vivos. Sabemos, entretanto, que ambos apresentam aspectos positivos e desempenham importantes funções ecológicas.

a) Cite uma forma pela qual bactérias e fungos podem contribuir para a reciclagem de nutrientes minerais.

R:  Atividade decompositora.

b) Cite um exemplo de conquista científica no combate a infecções que foi possível a partir da utilização de fungos. 

R: Produção de antibióticos para o combate a infecções bacterianas.


10. (FUVEST) O molho de soja mofado vem sendo usado na China, há mais de 2.500 anos, no combate a infecções de pele. Durante a Segunda Guerra Mundial, prisioneiros russos das prisões alemãs, que aceitavam comer pão mofado, sofriam menos infecções de pele que os demais prisioneiros, os quais recusavam esse alimento.

a) O que é mofo?

R: Mofo é um termo vulgar que designa certos tipos de fungos.

b) Por que esses alimentos mofados podem combater as infecções de pele? 

R: Alguns fungos podem produzir substâncias antibióticas que impedem a proliferação de bactérias, evitando infecções de pele.


11. (UNICAMP) Até há algum tempo, considerava-se que fungos e bactérias pertenciam ao reino vegetal. Com o reconhecimento das diferenças entre eucariotos e procariotos, as bactérias foram separadas, mas os fungos permaneceram incluídos no reino vegetal. Mais recentemente, porém, tornou-se claro que os organismos agrupados como fungos definitivamente não são plantas.

a) Apresente uma característica comum a bactérias e fungos que permitiu considerá-los como plantas.

R: A presença de parede celular permitiu que, até um certo tempo, bactérias e fungos fossem considerados como plantas. Hoje sabemos que a parede celular de bactérias não contém celulose e é constituída de uma complexa mistura de carboidratos, proteínas e lipídios, enquanto que a parede celular dos fungos é formada de quitina (polissacarídeo nitrogenado).

b) Apresente uma característica das bactérias que demonstra serem elas pertencentes a outro reino. Qual é esse reino?

R: São organismos procariontes, pertencentes ao reino Monera. Não possuem membrana nuclear e organelas membranosas.


c) Cite duas características das plantas que não são encontradas nos fungos. 

R: Duas características das plantas que não são encontradas nos fungos são: cloroplastos, clorofila e a realização da fotossíntese.


12. (UFC) O reino Fungi possui cerca de 70.000 espécies, entre elas fungos de importância ecológica e/ou econômica.

a) Explique, sucintamente, por que os fungos, juntamente com as bactérias heterotróficas, são ecologicamente tão importantes?

R: Os fungos são organismos uni ou pluricelulares aclorofilados e heterótrofos. Junto com as bactérias eles têm papel importante nos ecossistemas, pois são responsáveis pela decomposição da matéria orgânica participando da circulação de matéria na natureza.

b) Por que alguns fungos como Aspergillus flavus e A. parasiticus, que crescem em sementes estocadas de milho, trigo e amendoim, são danosos à saúde humana mesmo depois do fungo ter sido eliminado dessas sementes?

R: Esses fungos produzem toxinas que permanecem nas sementes mesmo após a eliminação dos mesmos. Essas toxinas podem causar intoxicação no homem.

c) Planta ou animal? Os fungos não são nem uma coisa nem outra. Cite uma característica dos fungos que se assemelha aos animais e uma outra que se assemelha às plantas. 

R: Assemelham-se aos animais, pois são heterótrofos e não conseguem produzir seu próprio alimento como as plantas fazem. No entanto, há fungos que, como as plantas, formam e lançam seus esporos ao vento. Assemelham-se aos vegetais devido a presença da parede celular.


13. (UEG) Observe a figura a seguir e faça o que se pede:


a) O organismo representado na figura pertence ao reino 'Fungi'. Cite duas características que são fundamentais para a sua inclusão nesse reino.

R: Apresenta micélio (conjunto de hifas), reservas de glicogênio, são aclorofilados, e parede celular com quitina.

b) Qual é a principal forma de reprodução apresentada pelo "bolor do pão"? 

R: A principal forma de reprodução dos fungos é a esporulação.